Deu Ruim #09: Breque o cappital (com Maurão Barba e Joaquim Alves)

Deu Ruim #9: Breque o cappital (com Maurão Barba e Joaquim Alves) Página com todas as opções para ouvir o podcast Na semana em que os entregadores de app fizeram uma greve histórica, conversamos com dois deles: Maurão Barba e Joaquim Alves Maurão Barba tem 46 anos e é motoboy de aplicativos há menos de Leia mais »

Deu Ruim #08: Essa mistura de Brasil com Egito

Você vai viajar do plano de genocídio, digo, de volta às aulas até um guia com dicas sobre o que fazer – e principalmente onde ficar – em atibaia. No meio disso tudo, greve de entregadores, yoga fascista versus namastreta, e a volta do futebol – e do contágio por aglomeração em países onde isso tinha parado. Leia mais »

Campo de Heliantos EP 05: Intuição Para Desenvolver o Projeto Artístico

No quinto episódio, a escritora e radialista Graziela Brum fala sobre intuição como forma de ampliar as perceptivas não construção de arte. Traz a poesia de Hilda Hilst e por fim uma declaração de Manuel de Barros. Leia mais »

PonteCast #72: Cinco iniciativas jornalísticas realizam monitoramento de violência contra a mulher

No episódio 72, Amazônia Real, Agência Eco Nordeste, Catarinas, Colabora e Ponte falam sobre a série de reportagens colaborativa “Um vírus e Duas Guerras” Leia mais »

Psicanálise de Conjuntura #13: Já Wein Tarde

Abraham Weintraub se foi e com ele a caricatura de um governo cujo objetivo é deslegitimar, minar e obstruir a todo custo um projeto de educação pública, inclusiva e gratuita de qualidade. Não que seu substituto vá tocar outro samba, mas sua queda é simbólica pois condensa elementos fundamentais do modus operandi bolsonarista: racismo, ignorância, truculência, desprezo institucional e submissão ao imperialismo.
Qual a importância estratégica da educação em um governo de extrema-direita? Quais os próximos passos do projeto de destruição da Universidade Pública no Brasil? Leia mais »

Ep #03: Fervo Também é Luta (com Renan Quinalha)

Para quem não sabe o próximo dia 28 de junho é o Dia do Orgulho LGBT. Esse dia é marcado por cauda da Batalha de Stonewall em Nova Iorque, mas se tu não sabes o que foi esse marco histórico não te apavora que vou conversar sobre fervos que se tornaram luta lá fora e aqui no Brasil com o querido Renan Quinalha que é professor de Direito na Unifesp, Doutor em Direito pela USP e organizador de dois livros importantíssimos para entendermos a história do movimento LGBT brasileiro: História do movimento LGBT no Brasil e Ditadura e Homossexualidades: Repressão, Resistência e a Busca da Verdade. Leia mais »

PonteCast #71: A revolta com a morte de mais um jovem negro na periferia

Um alvo, desde sempre. Assim define Thiago Fernandes sobre como é ser negro na zona sul de São Paulo e ter pela frente a Polícia Militar. O fotógrafo e videomaker, integrante da UneAfro Brasil e da Rede de Proteção e resistência, é o convidado da Live da Ponte desta semana, agora no episódio 71 do PonteCast. Fernandes detalha ao longo da conversa como é a rotina de violações na quebrada. Pega como ponto de partida o sequestro e assassinato de Guilherme Guedes, 15 anos, morador da Vila Clara, que estava na frente da casa em que morada com a avó quando dois homens o levaram e o mataram. Um deles seria o PM Adriano Campos, segundo a Polícia Civil. Leia mais »

Deu Ruim #07: Fim da polícia? (com Acácio Augusto)

Nosso convidado é o professor, punk e palmeirense Acácio Augusto, que trouxe argumentos fortes pra reforçar um sentimento que as ruas, principalmente na periferia, conhecem faz tempo: não existe polícia boa, e se quisermos parar com o genocídio do qual George Floyd foi uma das vítimas mais recentes, a polícia precisa acabar. Se você discorda, esse é mais um motivo pra escutar a conversa. No final, rolou até uma confissão inédita por parte do convidado, que, apesar de ser arroz de festa nos podcasts antifascistas, nunca tinha feito esse desabafo. Leia mais »

Papo de Okupa EP 01: Kasa Invisível e Casa da Resistência

Nesse primeiro episodio do Papo de Okupa, realizamos uma conversa entre pessoas envolvidas em dois espaços rebeldes. Os dois espaços nasceram da ocupação de casas abandonadas, e hoje mantem interessantes projetos anticapitalistas, comunitários e de luta social. São a Kasa Invisível, em Belo Horizonte/Minas Gerais, e a Casa da Resistência, na Feira de Santana/Bahia. Nessa conversa, os e as integrantes de cada coletivo compartilham um pouco da historia de cada espaço, seus dilemas, como se organizam e como vêm atuando durante o contexto de epidemia de Covid-19 em cada localidade. Leia mais »

Campo de Heliantos EP 04: Três Recursos no Projeto Literário

Neste episódio do podcast, a escritora e radialista Graziela Brum traz três recursos para desenvolver o projeto literário. Declamação do poema “Para atravessar contigo o deserto do mundo” de Sophia de Mello Breuner Anderson. Depoimento supresa sobre projeto literário. Leia mais »

Psicanálise de Conjuntura #12: Pandemia e Democracia (com Yara Frateschi)

A pandemia mostrou que a fronteira entre bios, zoé e pólis é muito mais acidentada que se poderia supor. Quem vive, manda, morre e tem de fato o poder de escolha em nossas democracias? Afinal, em sua definição do que é povo está também quem é o povo? O povo pode ser aqueles que bradam a favor de um governo formado por castas militares, o povo são aqueles que depositam seu poder na mão e se deixa dirigir por fardas? Afinal que é o povo. Democracia é possível num regime representativo ou esse regime representativo é justamente aquilo que impede a efetivação democrática quando o que estabelece a representação não é somente fundo partidário mas vultuosos investimentos das classes abastadas? Isso é democracia ou governo dos poderosos? Leia mais »

Deu Ruim #06: Enxofre é a cura

Contamos novamente com nossos cinco especialistas (dessa vez com uma substituição), mais um entrevistado na seção “Meu Brasil Brasileiro” e a entrega de mais um troféu na seção “Já pode ser ministro”
E se você aguentar o black metal do final até o fim, tem uma risada surpresa depois da música. Nós juramos.

Lembrando que o Deu Ruim é transmitido semanalmente, todo sábado, na programação da Rádio Sens (senscast.org), às 13h. O programa ideal pra hora da faxina. Leia mais »

PonteCast #70: Antes de ser antifascista, tem que ser antirracista. Ou nada vai mudar

Antes de ser antifascista, tem que ser antirracista. Ou nada vai mudar.
No episódio 70, Débora Silva, fundadora das Mães de Maio, solta o verbo sobre violência policial, fala dos protestos e sobre o atual cenário político
Sintoniza no PonteCast e liga o som! Leia mais »

Sala 30 #4: Diversidade, parte II – a questão racial e a educação popular

Um coordenador, uma coordenadora, um ex-professor, uma comunicadora e duas ex-alunas que agora são professoras do Cursinho da Psico-USP trazem suas referências na luta por uma educação antirracista para o debate, passando pelas leis e pelos dados sobre a população preta e parda em todos os níveis da educação brasileira. E vale dizer, que referências pesadas! Vale conferir a lista no final desta descrição Leia mais »

Campo de Heliantos EP 03: Modelos Mentais e a Literatura

Ouça o episódio agora direto do Podflix (livre de coleta de dados) Campo de Heliantos EP 03: Modelos Mentais e a Literatura Neste terceiro episódio, a escritora e radialista Graziela Brum fala sobre os modelos mentais e a construção Arte Literatura. Leitura do poema “Nem um mar profundo” da poeta Lupe Cotrim e ainda o Leia mais »

Psicanálise de Conjuntura #11: Política da Rua (com Thomás de Barros)

Rua: no dicionário, via pública urbana, repleta de casas, prédios, muros. Na vida do trabalhador e da trabalhadora, a ameaça constante de que em algum momento sua força de trabalho não servirá mais. Essa estranha rua — da amargura de um fascismo e racismo explícitos, povoada novamente de corpos expostos à peste — é também aquela que guarda a chave da política atual. Ou não? Leia mais »

Ep #02: Dia dos namorados, cartas de amor e presídios (com Luciana Boiteux)

Há algumas semanas a Maria Carolina Trevisan publicou em seu blog algumas cartas de amor e despedidas que tem sido enviadas por presos para suas companheiras nesse período de pandemia de Covid-19. Convidei a Luciana Boiteux para a gente falar um pouco sobre isso, sobre a situação da população carcerária no Brasil em plena pandemia Se liga na conversa para entender um pouquinho mais sobre uma realidade que a gente acha que deve fingir que não existe. Leia mais »

Pricas Vibes EP #14 – 09/06/2020

Your Latest Trick – Dire Straits
Baby I Need Your Loving – Michael MC Donald
Alone Togheter – Le Flex
The Kid – Le Matos
End Of Aquarius – Droid Bishop
Hysteria – Def Lepard
Invisible Touch – Genesis
Don’t Stop The Dance – Bryan Ferry
Physical – Olivia Newton John
Looking At My Girl – Double You
Get Down Saturday Night – Oliver Cheatham
Listen To Your Heart – Roxette
(Everything I do) I do It For You – Bryan Adams
Paradise – Total Giovanni
Relax – Frankie Goes To Hollywood
Day & Night – Dabeull, Holy Brune
Murder On The Dancefloor – Sophie Ellis Bextor
What a Fool Believes – The Doobie Brothers
Bad Dream Baby – September 87
Saturdays (feat. Haim ) – Twin Shadow
More Than This – Roxy Music
Time (Clock of the Heart) – Culture club
Angelia – Richard Marx Leia mais »