Jenipará

Jenipará livro e programa de rádio

“Vem comigo que a gente escuta um som”

Jenipará é o espaço de Música Brasileira e MPB, diariamente na Rádio Sens, com a curadoria da escritora e radialista Graziela Brum.

O espaço exalta a cultura nacional e, entre outras coisas, é uma extensão do projeto literário que integra o romance Jenipará.

Saiba um pouco mais sobre o romance Jenipará de Graziela Brum, que inspirou o programa de rádio:

Escritora e radialista Graziela Brum

Jenipará é a história dos moradores de uma cidade construída à margem do rio Jarurema no baixo Amazonas. Um lugar ao lado da Pedra Grande, na ponta do Cururu, formado por gente que veio de todos os lados, fugindo da fome, do desemprego, do descaso do governo. Zé Bidela, filho de seringueiro, é um dos narradores e relata como eles foram expulsos do Seringal Baldaceiro, no alto Amazonas. Narra sobre as amizades que deixaram na Floresta, do encontro com Joane num baile de carimbó. O livro começa com o parto de Genara na floresta, junto a uma árvore de jenipapo. Genara, filha de Ze Bidela e Joane, é a primeira criança a nascer em Jenipará.
Jenipará é conhecida pela voz do locutor Nelson, da Rádio Tapajós, o qual informa os acontecimentos da pequena e recente cidade, chama para o Baile do Borô, para a Feira de alimentos, e nos conta da chegada de outros habitantes. A Rádio Tapajós tem música e cultura popular. Versos de Desfeiteiras(repentes cantados nos seringas). É uma história de perda, abandono, fome, mas também uma história de música, de dança, de nascimento, de lendas, de ressurgimento da esperança. Jenipará tem comida boa, tem amizade e tem a melhor vista do rio Jarurema.


Peça sua Música Brasileira ou MPB, para a Grazi através das redes sociais:

Facebook Graziela Brum
Facebook Rádio Sens