Sens VU
Ouça agora em nova janela
Sens VU
Ouça agora nesta página

Desculpe Aturá-los

Assine o feed na Sens
Ouça todos os episódios na Sens
Ouça no Spotify
Ouça no Itunes
Ouça no Deezer
Ouça no Google Podcasts

Desculpe Aturá-los é um podcast mensal, com um novo episódio no ar todo dia 1, abordando temas relativos a lutas sociais, anarquias e cultura punk. Eventualmente teremos episódios extras no mês com entrevistas especiais.

Buscamos oferecer uma troca de ideias dinâmica sobre práticas anárquicas em sintonia com a conjuntura atual. Em meio às conversas indicaremos leituras, filmes, discos, etc..

Resolvemos fazer esse podcast pra trocar ideias, indicar essas leituras e esperamos que de alguma maneira isso contribua, pra quem estiver escutando, na busca por outras perspectivas sobre os problemas atuais, além de oferecer um referencial anarquista para pensá-los. Mas sem muito rigor, nem pretensões de esgotar nenhum assunto, jamais oferecendo uma verdade fechada.

Como não poderia deixar de ser, a parte cultural também caminha ao lado das questões políticas e sociais, e, em meio aos blocos iremos rodar algumas músicas, em geral provenientes da cultura punk (em português ou espanhol), que dialoguem com os temas expostos.

Esse é um podcast feito para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre a vertente libertária do movimento popular e encontrar caminhos para o desenvolvimento do pensamento crítico e da ação direta nesses tempos difíceis que vivemos. Esperamos chegar perto desse objetivo.

Por que esse nome?

Desculpe Aturá-los é um nome roubado de um selo de música punk do final dos anos 90 e início do novo milênio, tocado pelo Ariel (Invasores de Cérebros) e que lançou as coletâneas SP Punk Volumes 1 e 2 (96/97); e um Ep dos Invasores de Cérebros (95).

Quem faz

O Juca, vulgo Acácio Augusto, é professor de política do departamento de Relações Internacionais da Unifesp, pensador libertário contemporâneo com pesquisas pelo Nu-Sol (Núcleo de Sociabilidade Libertária/PUCSP), e coordenador do LASInTec (Laboratório de Análise em Segurança Internacional e Tecnologias de Monitoramento – EPPEN/UNIFESP) e ex-baixista das bandas Invasores de Cérebros e Ácratas Punk/HxCx e ex-vocalista da Estado Alterado HxCx.

O Cléxi, vulgo Raphael Sanz, é jornalista, editor do Correio da Cidadania (jornal independente que completou 25 anos), tradutor (Repensar a Anarquia – Carlos Taibo, e História de uma Indocumentada – Ilka Oliva Corado; Editora Monstro dos Mares, 2020), escritor, autor de ‘Cronicavírus in New Brazil: A Gambiarra da Destruição’, professor de espanhol, ex-baixista das bandas A Ferramenta e Pó de Osso, e atual baixista/vocalista da recém formada banda Fiscais de Cu.

Ambos já atuaram em movimentos, associações e espaços sociais, políticos, culturais, de orientação anarquista ou não, e acompanharam de perto muitas mobilizações nos últimos 15 anos ou mais. Além disso, tiveram a partir da juventude, e seguem tendo na medida do possível, contato com o movimento e a cultura punk.

Desculpe Aturá-los é produzido pel’O Anarresti, um coletivo contracultural e libertário.

Contatos do podcast: siteemail | linktree

Contatos d’O Anarresti: email | Instagram | Facebook | Twitter


*Recomendamos ouvir direto do servidor do Podflix pois ele é livre de coleta de dados do usuário e não requer cadastro. Além de preservar a privacidade, isso gera uma economia de até 40% no consumo de dados. Exemplo prático: o Spotify mede até quantos segundos a pessoa ouviu do arquivo, ou seja coleta dados segundo a segundo. As intenções por trás disso nunca podem ser boas. O maior ato de resistência que pode haver hoje contra as grandes corporações que controlam a mídia, é ouvir de plataformas independentes como a Sens e o Podflix.