Deu Ruim #21: O craque no espelho (com Diana Mendes Machado)

Leônidas da Silva, Pelé, Neymar, Robinho, futebol, fama, racismo, estupro, imagem e poder: o Deu Ruim #21 convidou a historiadora, pesquisadora e torcedora santista Diana Mendes Machado pra falar sobre como o jogador de futebol se torna craque – e o que isso significa no Brasil. Leia mais »

Deu Ruim #20: Quem canta seus males espanta?

O DR#20 resolveu explorar a relação entre *música e sociedade*, partindo de uma análise da discografia dos Ratos de Porão. Mas esse foi só o começo, e durante o episódio nossos comentaristas promoveram um shuffle que teve de Djonga a Sá & Guarabira, passando por Queen, marchinhas da seleção, músicas de protesto e, é claro, as instituições do karaokê e do cantar no chuveiro. Leia mais »

Deu Ruim #18: Cidades que odeiam gente

O *DR#18* teve como tema central algo que os paulistanos – mas não só eles – estão acostumados: viver em uma *cidade que odeia gente*.

Em torno da ideia de direito à cidade, navegamos bloco a bloco pelas questões que o cotidiano de cidades cada vez mais à direita impõe para a população, com muito mais peso para quem tem menos dinheiro e recurso. Leia mais »

Deu Ruim #17: Ser mãe é um castigo? (com Lívia Jorge e Amanda Freire)

Ouvir direto do Archive.org // Página com todas as opções para ouvir o podcast As mães estão por todos os lados, e a nossa vida depende delas. Então, porque é tão difícil ser mãe na universidade? No trabalho? Em qualquer lugar? No DR#17, que contou com a estreia de Beatriz Aceto como apresentadora, convidamos a mãe, estudante, Leia mais »

Deu Ruim #16: Em nome de deus

Ouvir direto no Archive.org // Página com todas as opções para ouvir o podcast Demorou um pouco, mas saiu o DR#16, que discute as barbaridades das últimas semanas cometidas em nome de deus Não que seja uma novidade na história humana atrocidades relacionadas à religião, mas o avanço do projeto de poder neopentecostal conservador e as Leia mais »

Deu Ruim #15: A fome dá lucro (com José Raimundo Sousa Ribeiro Jr.)

Ouvir direto do Archive.org // Página com todas as opções para ouvir o podcast A fome é uma questão no Brasil desde sempre, mas ela piora com a pandemia. E tem bastante gente ganhando dinheiro com isso. Convidamos pra discutir o assunto conosco no DR#15 o geógrafo e professor da Unifesp José Raimundo Sousa Ribeiro Júnior, popularmente Leia mais »

Deu Ruim #14: Nenhum rico presta

Ouvir direto no Archive.org // Página com todas as opções para ouvir o podcast Depois de um pequeno hiato, o DR#14 chega com um tema inspirado pelo querido Diego Mesa, que nos deixou no fim de julho: nenhum rico presta Da educação ao esporte, passando pelo cotidiano, nosso boletim elencou um número mais do que suficiente Leia mais »

Deu Ruim #13: O Grande Deserto Amazônico (com Pietra Cepero)

Ouvir direto do Archive.org // Página com todas as opções para ouvir o podcast A destruição da Amazônia não é de hoje: é um projeto de mais de quatro séculos. Mas a velocidade e a intensidade imprimidas pelo atual governo ao processo nos fazem vislumbrar a chegada cada vez mais iminente do Grande Deserto Amazônico, a oitava Leia mais »

Deu Ruim #12: Mundo Coach

Ouvir direto no Archive.org // Página com todas as opções para ouvir o podcast O episódio 12 do Deu Ruim é um episódio em luto. Perdemos nosso companheiro Diego Mesa, um lutador em diversas frentes, especialmente a dos podcasts. Uma das pessoas por trás da Rádio Sens, e que nos trouxe para dentro dela. Faria aniversário Leia mais »

Deu Ruim #11: MBL 2 – o caô agora é outro (com Maurício Klaser)

Ouvir direto do Archive.org // Página com todas as opções para ouvir o podcast MBL: quem são? O que comem? Como se reproduzem? Bruno Pommer e Danilo Heitor fizeram essas e outras perguntas para o pesquisador de mídias sociais e comunicação Maurício Klaser Mas pera, esse não é o comentarista de Mídia&Poder da versão boletim do podcast? Leia mais »

Deu Ruim #10: A gripezinha subiu a rampa

Ouvir direto no Archive.org // Página com todas as opções para ouvir o podcast O destino do coronavírus no planalto deu o tom do Deu Ruim #10, que contou com vídeo e playlist musical para comemorar a marca de dez episódios Mas claro que não falamos só disso: teve breque dos apps, situação dos imigrantes, inativismo Leia mais »

Deu Ruim #09: Breque o cappital (com Maurão Barba e Joaquim Alves)

Na semana em que os entregadores de app fizeram uma greve histórica, conversamos com dois deles: Maurão Barba e Joaquim Alves Ouvir direto do Archive.org // Página com todas as opções para ouvir o podcast Maurão Barba tem 46 anos e é motoboy de aplicativos há menos de dois, desde que deixou o mercado corporativo. Trabalha e Leia mais »

Deu Ruim #08: Essa mistura de Brasil com Egito

Você vai viajar do plano de genocídio, digo, de volta às aulas até um guia com dicas sobre o que fazer – e principalmente onde ficar – em atibaia. No meio disso tudo, greve de entregadores, yoga fascista versus namastreta, e a volta do futebol – e do contágio por aglomeração em países onde isso tinha parado. Leia mais »

Deu Ruim #07: Fim da polícia? (com Acácio Augusto)

Nosso convidado é o professor, punk e palmeirense Acácio Augusto, que trouxe argumentos fortes pra reforçar um sentimento que as ruas, principalmente na periferia, conhecem faz tempo: não existe polícia boa, e se quisermos parar com o genocídio do qual George Floyd foi uma das vítimas mais recentes, a polícia precisa acabar. Se você discorda, esse é mais um motivo pra escutar a conversa. No final, rolou até uma confissão inédita por parte do convidado, que, apesar de ser arroz de festa nos podcasts antifascistas, nunca tinha feito esse desabafo. Leia mais »

Deu Ruim #06: Enxofre é a cura

Contamos novamente com nossos cinco especialistas (dessa vez com uma substituição), mais um entrevistado na seção “Meu Brasil Brasileiro” e a entrega de mais um troféu na seção “Já pode ser ministro”
E se você aguentar o black metal do final até o fim, tem uma risada surpresa depois da música. Nós juramos.

Lembrando que o Deu Ruim é transmitido semanalmente, todo sábado, na programação da Rádio Sens (senscast.org), às 13h. O programa ideal pra hora da faxina. Leia mais »

Deu Ruim #05: Bolsonarismo, fascismo e a pobreza da classe média (com Fernando Sarti Ferreira)

A última novidade do Deu Ruim é que ele agora é semanal e mutante: numa semana boletim, na outra entrevista, e o primeiro entrevistado é Fernando Sarti Ferreira, professor, historiador, guitarrista e membro do GMarx – Grupo de Estudos de História e Economia Política
A conversa foi baseada em dois textos recém publicados por ele (um deles em parceria com a Rosa Rosa Gomes, link nas referências) e girou em torno do bolsonarismo e suas cada vez mais explíticas intenções facistas, além do papel da classe média na conjuntura política atual brasileira. Leia mais »

Deu Ruim #03: Home Office

Antes uma “opção” (?) para alguns empregos, trabalhar de casa se tornou mandatório pra muitas das pessoas que, bom, não trabalham na roça, na indústria ou em alguma atividade necessariamente presencial. O que leva a pensar: nossa carga de trabalho diária, que em alguns casos aumentou na quarentena, é compatível com a ideia de uma vida digna e de qualidade? Trabalhar de casa melhora a vida na cidade grande? Precisamos mesmo de todos os cargos que existem no mundo do trabalho hoje? O seu chefe precisa de você, mas você precisa dele? Leia mais »