Desculpe Aturá-los #07: Decrescimento

DECRESCER, DESURBANIZAR, DESTECNOLOGIZAR, DESCOMPLEXIFICAR, DESPATRIARCALIZAR, DECOLONIZAR! Está no ar o sétimo episódio do Desculpe Aturá-los, no qual trocamos uma ideia braba sobre decrescimento, capitalismo terminal e transição ecossocial, regada, como sempre, com muito punk rock! Leia mais »

Desculpe Aturá-los Entrevista #03: Burako

Diretamente dos buracos da zona leste de São Paulo, o Desculpe Aturá-los entrevista o Raphael Moloko, da banda Burako, sobre o novo EP “Destruindo vidas”, a caminhada da banda e a agonia de viver em um país onde a pandemia foi usada como arma de destruição de massa pelos poderosos. Leia mais »

Desculpe Aturá-los #06: Somos todos escravos de um balde de lixo – CPI, marco temporal e a política de merda

COVID, POP E REPRESSÃO: O QUE É QUE EU FIZ PARA MERECER ISSOOOO??? No nosso sexto episódio comentamos a atual conjuntura do Brasil, especialmente a CPI da Covid, o julgamento do Marco Temporal no STF e algumas reformas de última hora, a partir de letras de música punk! Também falamos sobre a longa relação entre punks e indígenas, entre otras cositas más. #MarcoTemporalNão Leia mais »

Desculpe Aturá-los Entrevista #02: Tara Bipolar!

No nosso segundo episódio de entrevistas recebemos a Jéssica Aguilera (guitarra), o Suna (baixo) e a Bruninha (vocal), da banda Tara Bipolar, de São Paulo, para falar sobre o primeiro disco da banda, lançado em meio ao tédio do apocalipse pandêmico. Leia mais »

Desculpe Aturá-los Entrevista #01: Asfixia Social

Na estreia da nossa série de entrevistas, conversamos com o Kaneda (vocal e metais) e o Marcelo (guitarra) do Asfixia Social, banda que mistura punk, rap, reggae, ska e funk com letras bastante críticas, desde 2008 na Grande São Paulo. Além do som, promoveram uma porrada de festivais, entre outras iniciativas. Aperta o play aí e confira a entrevista e o trampo deles! Leia mais »

Professor/a de Escola Pública #03: Autonomia

Uma professora que faz assembleias com seus alunos; um estudante que luta contra o próprio corpo por conta de uma proibição; um cartaz que denuncia assédio censurado por um palavrão. Atrasamos por motivos de VOLTA ÀS AULAS, mas estamos no ar: no Professor/a de Escola Pública #03, a professora Marília Carvalho, o professor Danilo Heitor e o ex-estudante Diego Alves discutem causos escolares que debatem a autonomia. Leia mais »

Desculpe Aturá-los #05: Genocídio a Prestação – Abya Yala

Nesse novo episódio, buscamos trazer um apanhado geral de fatos históricos, eventos, conceitos e ideias que nos ajudem a explicar a enorme violência cotidiana que vivemos, não apenas no Brasil, mas em todo o continente de Abya Yala. No meio tempo, o som toca Attaque77, Dentro de Nada (Chile), Tijuana No (México) e Fuckop Family (Colômbia). Leia mais »

Futuros Possíveis #03: São Paulo (com Fernando Sarti Ferreira)

No momento em que os símbolos e a história violenta de São Paulo está no centro das discussões, o Futuros Possíveis #03 chega tentando imaginar futuros emancipadores justamente para a maior metrópole do país. Para isso, convidamos o historiador e professor Fernando Sarti Ferreira. Leia mais »

Desculpe Aturá-los #04: Genocídio a Prestação – Brasil

Neste quarto episódio buscamos trazer um apanhado geral de fatos históricos, eventos, conceitos e ideias que nos ajudem a explicar a enorme violência cotidiana do nosso país e como ela entra em simbiose com a sociedade e o sistema político, tornando-se parte da ordem. Enquanto isso, vamos escutando Invasores de Cérebros, Intervenção e Ratas Rabiosas. E pra quem não se ligou, a referência ao “Feijoada Acidente (RDP)” no cartaz é um spoiler do próximo episódio, que deve sair nas próximas semanas. Leia mais »

Professor/a de Escola Pública #02: Gênero

Atrasamos (ainda bem que não somos o seu salário), mas saímos: tá no ar o Professor/a de Escola Pública #02! Desta vez, a professora Marília Carvalho, o professor Danilo Heitor e o ex-estudante Diego Alves contam causos do chão de escola que envolvem questões de gênero. Leia mais »

Professor/a de Escola Pública #01: Limites

Novo podcast na área: Professor/a de Escola Pública, todo último dia útil do mês – junto com seu salário. Nele, a professora Marília Carvalho, o professor Danilo Heitor e o ex-estudante Diego Alves contam causos do chão de escola, divertidos, angustiantes, revoltantes, cômicos. Neste primeiro episódio, causos que discutem os limites entre professor/a e estudante. Leia mais »

Futuros Possíveis #01: Trabalho (com Danilo Nakamura)

Futuros Possíveis é um exercício de imaginação sobre outros mundos para além do atual. Neste primeiro episódio, o professor Danilo Heitor, a pedagoga Camila Góes e a geógrafa Mayara Vivian perguntam para o também professor e historiador Danilo Nakamura sobre futuros possíveis para o trabalho. Leia mais »

Enredando Quebradas #01: Juvenicídio na Colômbia (com German Muñoz e Marisa Feffermann)

No primeiro episódio do Enredando Quebradas, o podcast da Rede de Proteção e Resistência ao Genocídio, entrevistamos o professor e pesquisador colombiano German Muñoz, que falou sobre o juvenicídio na Colômbia e deu uma baita aula sobre a guerra que o Estado está promovendo contra a população que se levanta nas ruas. O Enredando Quebradas é apresentado por Danilo Heitor e Lorena Galati, membros da equipe de comunicação da Rede de Proteção e Resistência ao Genocídio, e contou com a presença da articuladora da Rede da região Oeste Marisa Feffermann, que contou um pouco sobre a criação do movimento e sobre a origem teórica do conceito de juvenicídio. Leia mais »

Desculpe Aturá-los #02: Primeiro de Maio – Luto e Luta dos/das Trabalhadores

Saiu neste primeiro de maio o segundo episódio do podcast Desculpe Aturá-los! O tema é a história e a atualidade dessa data; a luta e o luto dos trabalhadores de hoje e ontem – mas sempre de olho no amanhã. Apresentado por Juca e Cléxi (Acácio Augusto e Raphael Sanz) e agitado com punk rock de verdade! Escuta aqui n’O Anarresti! Leia mais »

Desculpe Aturá-los #01: Antimilitarismo e anarquia

Confira o primeiro episódio do podcast Desculpe Aturá-los, apresentado por Juca (Acácio Augusto) e Cléxi (Raphael Sanz), com uma conversa sobre ‘Antimilitarismo e anarquia’ na história e na conjuntura atual brasileira e latino americana – acompanhada, é claro, de muito punk rock. Leia mais »

Deu Ruim #28: Calma que piora (nov/2020)

Você lembra do que aconteceu no longínquo mês e novembro? O DR#28, o último do ano, edição de quase-Natal, analisou o 11º mês de 2020, indo das eleições ao apagão no Amapá, sem esquecer de passar por Diego Armando Maradona.

O formato foi um botecão: os comentaristas todos juntos ao mesmo tempo, com exceção da Leonor Macedo e do Maurício Klaser, ocupados pelo trabalho mais uma vez.
Leia mais »

Deu Ruim #27: Os zapatistas vão à Rojava

Passada a nossa “festa da democracia”, o DR#27 resolveu explorar duas sociedades que tem outras práticas e outro entendimento pra democracia: os territórios libertados pelo exército zapatista, no México, e pela população curda, em Rojava.

Pra fazer isso, convidamos o professor e psicólogo Alessandro Campos, que esteve com o EZLN no México, e a internacionalista e ativista do movimento de mulheres do Curdistão Florencia Guarch. Nas referências, bastante material bom sobre as duas experiências. Leia mais »