Opinião: O novo Bike Sampa é o fim do compartilhamento de bikes em São Paulo

Com um investimento de mais ou menos 1,8 milhões, a empresa Tembici, ligada à Serttel, Luciano Huck, Itaú, Rede Globo e a multinacional PBSC abocanhará um sistema que pode faturar até 180 milhões. Legal né? Negocião. Mesmo que a prefeitura não gaste nada, como o prefeito gosta de alardear, só de ficar quietinha sem atrapalhar, já está dando uma mega bolada. Leia mais »

Ônibus com motor dianteiro – uma história de lobby, ilegalidades, PCC, bancos e lavagem de dinheiro

Desde o início da gestão João Doria (PSDB-SP) a quantidade de ônibus com motor dianteiro na cidade de São Paulo vem aumentando muito. Como são veículos novos, numa análise inicial, isso não parece um problema, mas é. Além de ilegal, trata-se de um retrocesso de décadas.
O problema do ônibus com motor dianteiro tem raízes profundas. Há uma cultura do empresariado paulistano de criar demanda por esse tipo de veículo e, depois enfiar goela abaixo da galera. Leia mais »

Podcast The Library is Open está de volta.

E finalmente, 🎶🎵 para nossa alegriaaaaaaaaaaaa 🎶🎵, o podcast The Library is Open está de volta para a novíssima 5ª temporada. Para comemorar eles transmitiram em vídeo os 15 primeiros minutos do 74o episódio, que trouxe um recap da S03 de RuPaul’s Drag Race e teve a participação do pessoal do Doctor Who Brasil! Rolou um um “footage” do pré episódio, Leia mais »

Daniel Guth e o problema dos líderes lineares no ciclo ativismo

Este texto começa com uma notícia complicada (e que nos questionamos muito antes de dar). O escritor, colunista e cicloativista Daniel Guth renunciou hoje (14/09/2017) ao cargo de diretor geral da Associação Paulista de Ciclistas Urbanos da Cidade de São Paulo – Ciclocidade, após pressão das associadas. Segundo a Rádio Sens apurou, o motivo se Leia mais »

Novidades Abril/2017

A Sens está cheia de novidades. Agora a transmissão da Sens é em AAC, que é o melhor e mais moderno formato de transmissão de streaming. Tanto que o áudio da TV Digital e o próprio rádio digital, são nesse formato – segundo o genial Cairo Braga (conheçam o site dele, é demais) – que recomendou o Leia mais »

Brasil e a democratização das comunicações

A Teoria da comunicação identifica os seguintes elementos: emissor, destinatário, código, canal e a mensagem. Hoje em dia, com a popularização da internet, o canal perdeu um pouco a importância. Se a mensagem for interessante, ela chegará ao destinatário. Pode-se dizer que emissor e destinatário em algum momento se encontrarão e isso empoderou a audiência, Leia mais »

Quem se beneficia com o desligamento da TV analógica?

12/02/2017, faltam 45 dias para o “desligamento” da TV analógica. Neste post, vamos tentar jogar luz sobre alguns questionamentos dessa questão. Para começar, colocamos o termo “desligamento” entre aspas pois não ocorrerá um desligamento como a Anatel e o palácio do planalto erroneamente estão tentando nos fazer crer, pois isso é impossível. Não se desliga uma Leia mais »