Presidente do Brasil realiza visita oficial a acusado de estupro e agressão

Manchetar é a gíria que no meio jornalístico significa escolher aquele trecho sucinto que dá destaque a um texto jornalístico, geralmente é uma composição entre título e subtítulo. Para os mais jovens: é uma espécie de clickbait da era analógica. Pois bem, a maior parte dos veículos jornalísticos, talvez com o intuito de manter uma Leia mais »

Retrigger lança trabalho com 8 novas músicas

Retrigger lança trabalho com 8 novas músicas. O fim do mundo é o nome da mulher que eu amo já está circulando nas plataformas digitais.   Retrigger (ou Raul Retrigger, stage names de Raul Costa) é um dos projetos mais interessantes no cenário nacional. É música eletrônica mas que não se parece com música eletrônica, já que Leia mais »

Incêndio na Escrivaninha: #7 Como escrever mais?

Como escrever mais? O episódio de hoje vai tentar responder a esta pergunta, que faz parte de muitas resoluções de Ano Novo. Tentar incorporar um novo hábito não é simples, então, separei dicas para facilitar a vida de quem quer trazer a escrita para mais perto em 2019. Estratégias podem ser escolher um dia ou Leia mais »

Incêndio na Escrivaninha #6: Literatura e pertencimento

O episódio hoje é sobre literatura e pertencimento. O podcast sobre a incrível vida de quem escreve conversa sobre a escrita como lugar de elaboração e de afetos. As convidadas Márcia Fráguas e Viviane Nogueira trazem comentários sobre obras de Claudia Rankine, Djamila Ribeiro, Hannah Gadsby e Maggie Nelson. Visibilidade, orgulho e pertencimento são alguns Leia mais »

Monstros!

O assunto do 5o episódio de Incêndio na Escrivaninha – podcast sobre a incrível vida de quem escreve é monstros! Como monstros podem povoar o imaginário e a vida real? Quais problemas ocorrem em se representar uma monstruosidade? Quais monstros são comuns na Islândia? E na literatura brasileira? Vamos escutar especialistas, Bruno A. Matangrano, Enéias Leia mais »

Olhar Urbano

Olhar Urbano é um podcast sobre mobilidade e zeladoria urbana, trânsito, ciclismo, ciclo ativismo e algumas notícias sobre a cidade de São Paulo. Um diálogo gostoso e descompromissado, mas que dá atenção para as dificuldades de viver numa grande cidade. Mande sua sugestão de pauta, flagrante ou denúncia aqui. Todas as mensagens serão lidas no Leia mais »

Música subestimada #3

Músicas subestimadas #3 – House Of Love – I Don’t Know Why I Love You. Esta série de postagens/podcasts resgata aqueles sons ou bandas que ao longo da história da música pop, foram esquecidas ou não fizeram tanto sucesso quanto poderiam. A melhor expressão para isso vem do inglês ‘underrated’. A tradução literal de underrated Leia mais »

Música subestimada #2

Músicas subestimadas #2 – Idlewild – No Emotion e Cooper Temple Clause – Head. Esta série de postagens/podcasts resgata aqueles sons ou bandas que ao longo da história da música pop, foram esquecidas ou não fizeram tanto sucesso quanto poderiam. A melhor expressão para isso vem do inglês ‘underrated’. A tradução literal de underrated é Leia mais »

Música subestimada #1

Músicas subestimadas de hoje #1 – Divinyls – Boys In Town. Esta série de postagens/podcasts resgata aqueles sons ou bandas que ao longo da história da música pop, foram esquecidas ou não fizeram tanto sucesso quanto poderiam. A melhor expressão para isso vem do inglês ‘underrated’. A tradução literal de underrated é ‘música subestimada’, que Leia mais »

Opinião: O novo Bike Sampa é o fim do compartilhamento de bikes em São Paulo

Com um investimento de mais ou menos 1,8 milhões, a empresa Tembici, ligada à Serttel, Luciano Huck, Itaú, Rede Globo e a multinacional PBSC abocanhará um sistema que pode faturar até 180 milhões. Legal né? Negocião. Mesmo que a prefeitura não gaste nada, como o prefeito gosta de alardear, só de ficar quietinha sem atrapalhar, já está dando uma mega bolada. Leia mais »

Ônibus com motor dianteiro – uma história de lobby, ilegalidades, PCC, bancos e lavagem de dinheiro

Desde o início da gestão João Doria (PSDB-SP) a quantidade de ônibus com motor dianteiro na cidade de São Paulo vem aumentando muito. Como são veículos novos, numa análise inicial, isso não parece um problema, mas é. Além de ilegal, trata-se de um retrocesso de décadas.
O problema do ônibus com motor dianteiro tem raízes profundas. Há uma cultura do empresariado paulistano de criar demanda por esse tipo de veículo e, depois enfiar goela abaixo da galera. Leia mais »

Podcast The Library is Open está de volta.

E finalmente, 🎶🎵 para nossa alegriaaaaaaaaaaaa 🎶🎵, o podcast The Library is Open está de volta para a novíssima 5ª temporada. Para comemorar eles transmitiram em vídeo os 15 primeiros minutos do 74o episódio, que trouxe um recap da S03 de RuPaul’s Drag Race e teve a participação do pessoal do Doctor Who Brasil! Rolou um um “footage” do pré episódio, Leia mais »

Daniel Guth e o problema dos líderes lineares no ciclo ativismo

Este texto começa com uma notícia complicada (e que nos questionamos muito antes de dar). O escritor, colunista e cicloativista Daniel Guth renunciou hoje (14/09/2017) ao cargo de diretor geral da Associação Paulista de Ciclistas Urbanos da Cidade de São Paulo – Ciclocidade, após pressão das associadas. Segundo a Rádio Sens apurou, o motivo se Leia mais »

O que assistir

Novidade na programação da Sens. O podcast “O que assistir“, sobre cinema e séries, estréia na programação nesta quinta feira – 21/03/2017 às – 21:00, logo depois da reprise do programa The Library is Open. Aliás, um fato interessante é que a podcaster Priscila Armani chegou até nós através do TLIO, do qual é fã.

Brasil e a democratização das comunicações

A Teoria da comunicação identifica os seguintes elementos: emissor, destinatário, código, canal e a mensagem. Hoje em dia, com a popularização da internet, o canal perdeu um pouco a importância. Se a mensagem for interessante, ela chegará ao destinatário. Pode-se dizer que emissor e destinatário em algum momento se encontrarão e isso empoderou a audiência, Leia mais »