Universo Pitaia #09: Cuidados Naturais em tempos de Coronavírus – pt2 = TENHO SINTOMAS… E AGORA?

Universo Pitaia #09: Cuidados Naturais em tempos de Coronavírus – pt2 = TENHO SINTOMAS… E AGORA?

O coronavírus nos deixou em casa (#fiqueemcasa) e precisamos nos cuidar. É preciso retomar a autonomia da nossa própria saúde

É momento de relembrar que a nossa saúde depende dos cuidados com a nossa alimentação e nossos hábitos, e de olhar para a nossa relação com o sistema de saúde – podemos ter mais autonomia e depender menos de terceiros para nos cuidar. Teremos uma série de três episódios com dicas de cuidados naturais, caseiros, simples e seguros para esse momento de quarentena (e além). Nesse episódio #09 falaremos sobre os possíveis sintomas do coronavírus, sobre que tipos de cuidados caseiros podemos ter com esses sintomas respiratórios, sobre quando devemos buscar ajuda médica e hospitalar – e quando devemos fugir dos hospitais.


Resumo das dicas para aumentar quem está com sintomas respiratórios:

Para todos os sintomas
1. Para evitar a “invasão de vento”: proteger o pescoço (da nuca até a base do pescoço – trapézio) com um casaquinho/lencinho
2. Lavar o nariz com soro FREQUENTEMENTE – Com seringa (qualquer idade) ou Lota (só maiores de 7 anos). Lavar lavar lavar sem restrição de vezes. Várias vezes por dia mesmo. Pode aquecer o soro um pouquinho pra ajudar a destampar ainda mais o nariz.
3. Inalação só com soro ou vaporização de água ou de chá de hortelã. Qualquer um dos dois pode ser feito o máximo de vezes que conseguir também
4. Escaldapés ( não fazer se risco de gravidez )
5. Mel, própolis e alcaçuz
6. Cevadinha

Para sintomas frios/de vento frio: (catarro branco, transparente, espirros, aversão ao frio, garganta incômoda):
1. Especiarias quentes/que elevam yang como gengibre, cúrcuma, canela, cravo..
2. Preparações mais quentes: como mingau, sopas, ensopados
3. Chá de limão, alho e mel
4. própolis (uma dica desse Shot: 15 gotas de própolis, 1 colher de chá de cúrcuma em pó, 1 pitada de pimenta, mel, suco de ½ limão, água que pode ser tomado de manhã, em jejum)
5. Alcaçuz

Para sintomas quentes/ de vento quente (inflamações, vermelhidão, ardor, calor, garganta inflamada, pus, catarro amarelo ou verde, catarro espesso, aderido, febre):
1. Chás:
– hortelã (hidrata vias aereas e elimina mucosidade)
– alcaçuz
2. Própolis
3. Suco: 1 L de água, 2 limões com casca, 2 fatias de melao, meio maço de salsinha (elimina mucosidade, hidrata vias aereas, abaixa o fogo-febre)
*Nesses sintomas gengibre, cúrcuma, canela e cravo pioram o quadro! Evite! Cuidado!

(imagem e artista: Andréa Barbour)


Faça download do EP aqui
Acesse a lista com agregadores aqui


Gostou? compartilha!
Me segue mas redes: @universopitaia
https://instagram.com/universopitaia

• Que seja doce!


O Podcast Universo Pitaia trata de Saúde e universo feminino.
A host, Bruna Silveira (@brubiba) é médica, mãe, feminista, curiosa e a favor do conhecimento livre
O podcast trás estudos criativos da apresentadora, parceiras e convidadas.
Instagram: @universopitaia


Imagens do Episódio:

4 Comentários em “Universo Pitaia #09: Cuidados Naturais em tempos de Coronavírus – pt2 = TENHO SINTOMAS… E AGORA?”

  1. Informação errada sendo passada. A tomografia do pulmão é o único jeito de ser confirmar a presença do vírus.
    Então quando o paciente relata de falta de ar e o médico ouve o pulmão dele, não vai encontrar nada. Nem o raio x mostra. Somente a tomografia.

    1. Ola, Graziela. Aqui é a Bruna. O vírus só pode ser confirmado através de testagem laboratorial. Ae a tomografia só vai ser feita para confirmar a suspeita clínica de acometimento pulmonar. Muitas questões de vias aéreas superiores podem dar falta de ar, por ex: sinusite. Se na investigação clínica e no exame físico não observarmos alterações pulmonares (a ausculta – escuta pulmonar estiver absolutamente normal e a saturação de oxigênio estiver normal) simplesmente não precisará ser feito nenhum exame complementar. Caso seja uma falta de ar de origem pulmonar, com certeza o exame clínico estará alterado: vai haver diminuição da saturação de oxigênio e a ausculta vai estar modificada. E aí de fato é necessária a tomografia, porque o raio x nem sempre mostra as lesoes que conseguimos ver por coronavirus na tomografia. Mas nem sempre a falta de ar é pulmonar e conseguimos avaliar isso muito bem com um bom exame físico! Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *