Psicanálise de Conjuntura #12: Pandemia e Democracia (com Yara Frateschi)

Psicanálise de Conjuntura #12: Pandemia e Democracia (com Yara Frateschi)

Ouvir agora direto do Podflix (livre de coleta de dados)
Outras opções e agregadores

A pandemia mostrou que a fronteira entre bios, zoé e pólis é muito mais acidentada que se poderia supor. Quem vive, manda, morre e tem de fato o poder de escolha em nossas democracias? Afinal, em sua definição do que é povo está também quem é o povo?
O povo pode ser aqueles que bradam a favor de um governo formado por castas militares, o povo são aqueles que depositam seu poder na mão e se deixa dirigir por fardas? Afinal que é o povo. Democracia é possível num regime representativo ou esse regime representativo é justamente aquilo que impede a efetivação democrática quando o que estabelece a representação não é somente fundo partidário mas vultuosos investimentos das classes abastadas? Isso é democracia ou governo dos poderosos?
Com todos seus problemas esse significante político exposto, desde que o pensamento político na história da humanidade se processou, pode ser abandonado sem ônus algum? Ou trata-se de radicaliza-lo até suas últimas consequências? O século XXI trouxe a necessidade de repensar as certezas valorativas que atribuíamos à noções como populismo ou mesmo democracia?
Amanhã, 15 de junho,
Na bancada: Yara Frateschi, Douglas Rodrigues Barros, Pedro Amba e Marília Moschkovich debatem essas e outras questões ao vivo no Psicanálise de Conjuntura, às 21h em senscast.org

Ouvir agora direto do Podflix (livre de coleta de dados)

Nos vemos – e nos ouvimos – sempre às segundas-feiras!

 

Psicanálise de Conjuntura é transmitido pela Rádio Sens = senscast.org (ou sens.ga) – às segundas, às 21h, no rádio. E também ao vivo na Sens TV – Twitter/Twitch/Youtube (e outras redes sociais) = @sigasens
Rolando a página para o fim, vocês podem entrar no chat e participar ao vivo – desta vez teremos mais espaço para perguntas do público! No dia seguinte o episódio gravado é disponibilizado nos feeds de podcast (inclusive Spotify), basta assinar:

Página com opções e agregadores e redes sociais


Ficha Técnica equipe Psicanálise de conjuntura:
Apresentação: Douglas Barros, Marília Moschkovich e Pedro Ambra
Arte: Pedro Ambra
Edição e Sonoplastia: Diego Marquez
Masterização e Finalização: Diego Marquez


Ficha Técnica equipe Rádio Sens:
Finalização, publicação e geração do feed: Diego Marquez
Coordenação do feed de podcasts: Cairo Braga
Atendimento e comunicação: Priscila Nonato
Editor-Adjunto: Diego Marquez


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *