Psicanálise de Conjuntura #11: Política da Rua (com Thomás de Barros)

Psicanálise de Conjuntura #11: Política da Rua (com Thomás de Barros)

Ouvir agora direto do Podflix (livre de coleta de dados)
Outras opções e agregadores

Rua: no dicionário, via pública urbana, repleta de casas, prédios, muros. Na vida do trabalhador e da trabalhadora, a ameaça constante de que em algum momento sua força de trabalho não servirá mais. Essa estranha rua — da amargura de um fascismo e racismo explícitos, povoada novamente de corpos expostos à peste — é também aquela que guarda a chave da política atual. Ou não?

Durante semanas o país assistiu paralisado à potencialização da imagem alguns gados pingados verde-amarelos clamando, sadomasoquisticamente, por uma ditadura explícita. Contudo, talvez esta rua seja de mão dupla: um inédito movimento antirracista de escala global franqueia a retomada da dimensão pública da rua em meio à pandemia e mexe as engrenagens da esquerda no Brasil – e quiçá no mundo: e se essa rua, se essa rua fosse nossa?

Qual é de fato o potencial político da rua na era das redes sociais, em meio a uma pandemia de uma doença grave de alto contágio, que precariza as vidas já precárias? Pode a materialidade das trincheiras urbanas ultrapassar as efêmeras contradições do essencialismo identitário que domina o debate virtual? O que aprendemos com os movimentos negros, de ocupação, secundaristas e com o paradoxalmente distante junho de 2013? Aprendemos algo? É possível fazer florescer diferença em meio ao asfalto da repetição?

Nesta segunda, às 21h, o Psicanálise de Conjuntura recebe Thomás de Barros para debater e analisar esse tão premente tema. Thomás é doutorando na Sciences Po, em Paris, e desde 2014 se dedica à articulação entre ciência política e psicanálise, analisando os “novos” movimentos populares, populismo, e outros fenômenos relevantes de nossa época.

Na bancada: Douglas Rodrigues Barros, Pedro Amba e Marília Moschkovich lançam os molotovs para incendiar o debate.

Ouvir agora direto do Podflix (livre de coleta de dados)

Nos vemos – e nos ouvimos – sempre às segundas-feiras!


Psicanálise de Conjuntura é transmitido pela Rádio Sens = senscast.org (ou sens.ga) – às segundas, às 21h, no rádio. E também ao vivo na Sens TV – Twitter/Twitch/Youtube (e outras redes sociais) = @sigasens
Rolando a página para o fim, vocês podem entrar no chat e participar ao vivo – desta vez teremos mais espaço para perguntas do público! No dia seguinte o episódio gravado é disponibilizado nos feeds de podcast (inclusive Spotify), basta assinar:

Página com opções e agregadores e redes sociais


Ficha Técnica equipe Psicanálise de conjuntura:
Apresentação: Douglas Barros, Marília Moschkovich e Pedro Ambra
Arte: Pedro Ambra
Edição e Sonoplastia: Diego Marquez
Masterização e Finalização: Diego Marquez


Ficha Técnica equipe Rádio Sens:
Finalização, publicação e geração do feed: Diego Marquez
Coordenação do feed de podcasts: Cairo Braga
Atendimento e comunicação: Priscila Nonato
Editor-Adjunto: Diego Marquez


 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *