Psicanálise de Conjuntura #09: Ciência e Política

Psicanálise de Conjuntura #09: Ciência e Política

Ouvir agora direto do Podflix (livre de coleta de dados)
Outras opções e agregadores

A ciência é uma conquista. Uma conquista não só do controle sobre fenômenos mas também no interesse pela verdade. A tecnização é evidente, sua burocratização, um projeto de poder

Mas, longe de encerrar os problemas suscita questões. Longe de dar o golpe final na Metafísica muitas vezes o objeto ciência torna-se ele mesmo metafísico. Descobrimos, porém, que a condição de crise é própria a ciência felizmente, e que, pelo menos, desde Heisenberg o golpe a visão tradicional de ciência foi definitivo. Ela é menos prepotente, e isso não quer dizer que não seja submetida a ser um instrumento de classe. A ciência não se reduz a técnica, mas a lógica da mercadoria tenta por todos os meios tornar a ciência um discurso escasso, exíguo, sem interesse ou sentido, senão para cientistas. Todos os golpes dados pelo crescimento das ciências tecnicizadas levaram, porém, inclusive ao contrário do que previa, para a abertura de questões cujo cunho filosófico é inegável. Hoje a crítica está no seio da própria ciência.
Continuando o nosso debate anterior com Deivison Nkosi retomaremos algumas arestas e fios condutores no próximo programa!

Ouvir agora direto do Podflix (livre de coleta de dados)

Música de abertura e encerramento:

Nos vemos – e nos ouvimos – sempre às segundas-feiras!


Psicanálise de Conjuntura é transmitido pela Rádio Sens = senscast.org (ou sens.ga) – às segundas, às 21h, no rádio. E também ao vivo na Sens TV – Twitter/Twitch/Youtube (e outras redes sociais) = @sigasens
Rolando a página para o fim, vocês podem entrar no chat e participar ao vivo – desta vez teremos mais espaço para perguntas do público! No dia seguinte o episódio gravado é disponibilizado nos feeds de podcast (inclusive Spotify), basta assinar:

Página com opções e agregadores e redes sociais


Ficha Técnica equipe Psicanálise de conjuntura:
Apresentação: Douglas Barros, Pedro Ambra
Arte: Pedro Ambra
Edição e Sonoplastia: Diego Marquez
Masterização e Finalização: Diego Marquez


Ficha Técnica equipe Rádio Sens:
Finalização, publicação e geração do feed: Diego Marquez
Coordenação do feed de podcasts: Cairo Braga
Atendimento e comunicação: Priscila Nonato
Editor-Adjunto: Diego Marquez

Link para assistir pelo Twitter:

Psicanálise de Conjuntura 9

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *