Psicanálise de Conjuntura #06: Fascismo do Cotidiano

EP05 – 04/05/2020: #06: Fascismo do Cotidiano

Ouvir agora direto do Podflix (livre de coleta de dados)
Outras opções e agregadores

“E, daí?” Expressão que significa desdém, indiferença a algo, a algum acontecimento ou a alguém. “E, daí?” Capacidade de minimizar um fato, se insensibilizar ante uma tragédia, ignorar um problema. E, daí? Utilizada para afastar de si a responsabilidade pode ser também má fé diante de uma escolha mal feita. Se espera essa frase de alguém cujas responsabilidades são pequenas ou daquele que foge a elas.

Marcada pela indiferença a expressão “E, daí?” sempre é lançada quando se quer ficar livre de qualquer responsabilidade. Responsabilidade, porém, é justamente o que se espera de alguém que faz parte do maior cargo executivo de um país. O que significa, portanto, essa expressão na boca de um presidente?

A desestruturação radical do ideário social para a afirmação de um campo cujo poder ser baseia na total submissão e eliminação de uma oposição, de uma diferença não abarcável por essa visão de mundo? O que permite a emergência de um indiferente ao social no mais alto cargo executivo de um país? Não seria uma sociabilidade que tornou-se ela própria a-social? Uma indiferença forjada por uma revolta no interior da ordem e que se apega aos seus limites? Uma vontade de destruição daquilo que a nega e uma pulsão erótica desmesurada que celebra o gozo da morte?

Para refletir sobre esses e outros problemas convidamos, para o próximo Psicanálise de conjuntura, o membro do departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e professor de Filosofia e psicanálise da Universidade Federal de São Paulo, Tales Ab’Saber.

Nós, Douglas Barros, Marília Moskovich e Pedro Ambra, como nosso convidado, abordaremos o Fascismo do cotidiano e as suas implicações destrutivas na vida social.

Ouvir agora direto do Podflix (livre de coleta de dados)


Psicanálise de Conjuntura é transmitido pela Rádio Sens = senscast.org (ou sens.ga) – às segundas, às 21h, no rádio. E também ao vivo na Sens TV – Twitter/Twitch/Youtube (e outras redes sociais) = @sigasens
Rolando a página para o fim, vocês podem entrar no chat e participar ao vivo – desta vez teremos mais espaço para perguntas do público! No dia seguinte o episódio gravado é disponibilizado nos feeds de podcast (inclusive Spotify), basta assinar:

Página com opções e agregadores e redes sociais


Ficha Técnica equipe Psicanálise de conjuntura:
Apresentação: Douglas Barros, Marília Moskovich e Pedro Ambra
Arte: Pedro Ambra
Edição: Diego Marquez
Masterização e Finalização: Diego Marquez


Ficha Técnica equipe Rádio Sens:
Finalização, publicação e geração do feed: Diego Marquez
Coordenação do feed de podcasts: Cairo Braga
Atendimento e comunicação: Priscila Nonato
Editor-Adjunto: Diego Marquez

Nos vemos – e nos ouvimos – sempre às segundas-feiras!

Psicanálise de Conjuntura podcast 06

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *