Deu Ruim #18: Cidades que odeiam gente

Ouvir direto no Archive.org // Página com todas as opções para ouvir o podcast

O DR#18 teve como tema central algo que os paulistanos – mas não só eles – estão acostumados: viver em uma cidade que odeia gente

Em torno da ideia de direito à cidade, navegamos bloco a bloco pelas questões que o cotidiano de cidades cada vez mais à direita impõe para a população, com muito mais peso para quem tem menos dinheiro e recurso.

Curtiu? Não curtiu? Quer sugerir um tema? Agora temos um Twitter próprio do podcast: https://twitter.com/deuruimpod

Confira abaixo o mapa do episódio, já com o tempo certo de cada bloco, caso você queira pular alguma parte (não aconselhamos).

1. Destaque inicial – 00:01:03
Bruno Pommer, Danilo Heitor e Beatriz Aceto vão do bisonho novo Vale do Anhangabaú aos apartamentos com vaga pra carro DENTRO da sala, sem esquecer os cidadãos de bem que querem varrer as pessoas da calçada de suas casas.

2. Educação – 00:21:00
Carol Caetano sai da escola pra falar de educação no e para o espaço urbano como uma forma avançada de controle dos nossos corpos e mentes.

3. Política – 00:38:19
A geógrafa Mayara Vivian discute a política do cotidiano no espaço urbano, passando pela especulação imobiliária, movimentos sociais e as relações afetivas que desenvolvemos com os bairros em que vivemos.

4. Trabalho&Economia – 00:55:37
Nosso camisa 10 Danilo Nakamura parte do direito à moradia pra falar da cidade enquanto uma mercadoria em disputa, numa guerra em que quase sempre quem sai perdendo são os trabalhadores.

5. Esporte – 01:11:45
O quarto-zagueiro Helsom Teixeira discute os espaços de lazer e esporte em uma cidade cada vez mais privada, onde as praças e os espaços públicos não são permitidos a quem não pode pagar.

6. Mídia&Poder – 01:30:47
Maurício Klaser foi ver o Grenal, e no seu lugar esteve conosco o historiador e apóstolo da barbárie André Nicácio, o Godinho, que nos apresentou a figura de Apulcho de Castro, jornalista negro linchado pelos militares em 1883 por denunciar suas violências no jornal popular que produzia: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1059674454452135&id=100012287717044

7. Cultura&Cotidiano – 01:51:19
Leonor Macedo foi visitar os pais e quem falou de cultura foi nossa entrevista do DR17 Lívia Jorge, que além de cover da Marjorie Estiano é geógrafa e analisou o papel e as influências do Sistema S no espaço urbano.

8. Meu Brasil brasileiro – 02:09:59
Pra não ficar só na desgraça, convidamos a geógrafa Mariana Hope pra participar da seção Meu Brasil Brasileiro e nos dizer se há esperança pra quem vive na cidade ou se é melhor pular da borda da terra plana de uma vez.

9. Troféu “Já Pode Ser Ministro” – 02:20:20
O JPSM ficou em casa, graças à absurda fala do presidente em extermínio na ONU sobre a Cristofobia, banda do nosso querido apresentador Bruno Pommer.

 


REFERÊNCIAS:

Deu Ruim é uma produção d’O Anarresti: https://twitter.com/OAnarresti // oanarresti@gmail.com

Ouvir direto no Archive.org


Deu Ruim é hospedado pela Rádio Sens, uma rádio online anticapitalista, e produzido pel’O Anarresti.
Ouça também no Spotify, no iTunes e nos agregadores.
Para conhecer outros programas d’O Anarresti, acesse: https://twitter.com/OAnarresti
Ou mande um email: oanarresti@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *