Deu Ruim #16: Em nome de deus

Ouvir direto no Archive.org // Página com todas as opções para ouvir o podcast

Demorou um pouco, mas saiu o DR#16, que discute as barbaridades das últimas semanas cometidas em nome de deus

Não que seja uma novidade na história humana atrocidades relacionadas à religião, mas o avanço do projeto de poder neopentecostal conservador e as consequências que já sentimos em torno dele mereciam um episódio próprio – com destaque para a trilha sonora.

Lembrando que agora temos um Twitter próprio do podcast: https://twitter.com/deuruimpod

Confira abaixo o mapa do episódio, já com o tempo certo de cada bloco, caso você queira pular alguma parte (não aconselhamos).

1. Destaque inicial – 00:01:27
Bruno Pommer, Danilo Heitor e Beatriz Aceto voltam ao século XVII para resgatar a barbárie religiosa para além das religiões abraâmicas, e navegam por ela até os dias atuais.

2. Educação – 00:26:00
A santa do pau oco Carol Caetano traz de volta um debate um tanto esquecido, mas cujo projeto segue firme e forte: o Escola Sem Partido, e a religião atrelada a ele.

3. Política – 00:45:03
A geógrafa Mayara Vivian fala sobre os territórios periféricos e o papel da religião na sua organização para a luta – e diz porque a esquerda tá viajando quanto a isso.

4. Trabalho&Economia – 01:20:27
Nosso camisa 10 Danilo Nakamura aborda as pequenas igrejas, grandes negócios como o que elas são na atualidade: verdadeiros conglomerados corporativos.

5. Esporte – 01:41:08
O quarto-zagueiro Helsom Teixeira resgata os “Jogadores de Cristo” do começo do século e atualiza a sua presença no esporte contemporâneo – sem esquecer da várzea.

6. Mídia&Poder – 02:01:43
Maurício Klaser vai direto ao ponto: o projeto neopentecostal de poder está em andamento há décadas, e seus líderes não são nem um pouco santos.

7. Cultura&Cotidiano – 02:22:48
Leonor Macedo deixa de ser subcelebridade para se tornar mártir: ela assistiu o filme INTEIRO da Flordelis, e o resultado não fez tão bem pra cabeça – a dela e a nossa.

8. Meu Brasil brasileiro – 02:44:27
Como o assunto é religião no Brasil, resolvemos escutar um ex-crente: o fã de INRI Cristo, palhaço e mamulengueiro Allan de Freitas, que soube fugir tanto da cruz quanto da espada.

9. Troféu “Já Pode Ser Ministro” – 02:53:41
O JPSM deste episódio envolveu um comentário sobre aborto, esquerda e vida em Marte tão absurdamente surreal que parece ficção científica – mas é só o Brasil mesmo.

 


REFERÊNCIAS:

Deu Ruim é uma produção d’O Anarresti: https://twitter.com/OAnarresti // oanarresti@gmail.com

Ouvir direto no Archive.org


Deu Ruim é hospedado pela Rádio Sens, uma rádio online anticapitalista, e produzido pel’O Anarresti.
Ouça também no Spotify, no iTunes e nos agregadores.
Para conhecer outros programas d’O Anarresti, acesse: https://twitter.com/OAnarresti
Ou mande um email: oanarresti@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *