Deu Ruim #14: Nenhum rico presta

Ouvir direto no Archive.org // Página com todas as opções para ouvir o podcast

Depois de um pequeno hiato, o DR#14 chega com um tema inspirado pelo querido Diego Mesa, que nos deixou no fim de julho: nenhum rico presta

Da educação ao esporte, passando pelo cotidiano, nosso boletim elencou um número mais do que suficiente de motivos para sustentar o título do episódio. Quase duas horas e meia de declarações fortes porém necessárias sobre como o mundo seria melhor se as 5 ou 7 mil mortes previstas por donos de restaurante e empreendedores durante esta pandemia tivessem acontecido entre o 1% de cima da pirâmide social.

Lembrando que agora temos um Twitter próprio do podcast: https://twitter.com/deuruimpod

Você segue ouvindo o Deu Ruim na Rádio Sens, não mais necessariamente aos sábados (pelo menos por enquanto). Aproveita e dá uma olhada nos outros podcasts hospedados por aqui.

Se você preferir, também pode escutar o Deu Ruim nos agregadores de podcast (Spotify, Google, iTunes etc). É só procurar pelo nome.

Confira abaixo o mapa do episódio, já com o tempo certo de cada bloco, caso você queira pular alguma parte (não aconselhamos).

1. Destaque inicial – 00:01:28
Bruno Pommer, Danilo Heitor e Beatriz Aceto divagam sobre o que é ser rico no Brasil e no mundo, tendo o trabalho como elemento central e terminando a conversa com uma reflexão profunda vinda da família Kardashian.

2. Educação – 00:22:51
Nossa investidora educacional Carol Caetano solta o verbo sobre o papel das fundações no mundo da educação, sem deixar de passar pelo exemplo da garota-propaganda do bilionário Jorge Paulo Lemann, a deputada federal Tábata Amaral.

3. Política – 00:42:12
Nossa hippie-punk-rajneesh Mayara Vivian é curta e grossa sobre o que fazer com os ricos na política, e parte para discutir as relações de privilégio e a atuação da classe média no mundo do ativismo.

4. Trabalho&Economia – 00:53:42
O historiador e meio-campista clássico Danilo Nakamura fala sobre renda, propriedade privada e como a concentração destas define não só quem é rico e quem não é, mas quem vive e quem morre, passando de leve pela piada do anarco-capitalismo.

5. Cultura&Cotidiano – 01:10:32
Nossa escritora e contadora de causos Leonor Macedo aponta como além de coachs, somos todos ricos, ainda que só por alguns minutos de tratamento super premium business por engano em um voo a trabalho rumo à Disney.

6. Esporte – 01:30:24
Em tempos de final de Champions League, o zagueirão Helsom Teixeira chega junto uma vez mais pra falar de bilionários, soft power e o playground/lavanderia que se tornou o esporte nas últimas décadas, especialmente o futebol.

7. Mídia&Poder – 01:53:04
O gaúcho e intelectual Maurício Klaser desnuda os elos entre as “velhas” e as “novas” mídias, que tem em comum a mesma elite econômica no seu controle e financiamento, concluindo que a revolução não será nem televisionada, nem tuitada.

8. Meu Brasil brasileiro – 02:12:00
Convidamos para a nossa sabatina a bacharel em artes Laura Viana, que analisou da perspectiva da arte o quadro brasileiro atual, chegando a um retrato final: um tartarubu a la Romero Britto para colorir, feito no Paint.

9. Troféu “Já pode ser ministro” – 02:20:02
Nosso troféu chega uma vez mais às mãos de um homem branco, o “economista” e explicador de obviedades Samy Dana.


REFERÊNCIAS:

Deu Ruim é uma produção d’O Anarresti: https://twitter.com/OAnarresti // oanarresti@gmail.com

Ouvir direto no Archive.org


Deu Ruim é hospedado pela Rádio Sens, uma rádio online anticapitalista, e produzido pel’O Anarresti.
Ouça também no Spotify, no iTunes e nos agregadores.
Para conhecer outros programas d’O Anarresti, acesse: https://twitter.com/OAnarresti
Ou mande um email: oanarresti@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *