Incêndio na Escrivaninha #03: Feiras e festivais literários

 

O assunto do 3o episódio de Incêndio na Escrivaninha – podcast sobre a incrível vida de quem escreve é feiras e festivais literários.

Aproveitei a 16a edição da FLIP, que reuniu pessoas de diferentes locais do Brasil, para gravar depoimentos sobre aspectos diferentes que envolvem feiras e festas literárias como senso de pertencimento, vínculos de afeto, crise do mercado editorial e outros temas. Com muito filtro solar, picadas de mosquito, doces de tabuleiro, tropeçando em pedras e cerveja boa da Cervejaria Paratii.

No primeiro bloco, você ouve o Bruno Zeni, escritor, doutor pela USP e editor da Quelônio, e o Schneider Carpeggiani, editor do Suplemento de Pernambuco e curador de eventos literários. Os dois comentam os modelos atuais de feiras e seus desafios a distribuição de livros. Foram citadas a Desvairada, Feira Miolo(s) e a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, entre outras.

Depois escutamos a Luciana Fracchetta da Editora Aleph e o escritor Felipe Castilho sobre questões que mais específicas das literaturas de ficção científica e fantasia no Brasil, papo gravado na Casa Fantástica. Os dois também contaram planos para a 25a Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Aproveitando o ganho, perguntei aos escritores Ian Fraser e Nikelen Witter como foi participar da V Odisseia de Literatura Fantástica em Porto Alegre.

No segundo bloco, a Jeanne Callegari contou como foi escrever, imprimir, montar e vincar seu livro novo, Botões (Ed. Corsário Satã), para levar à Flip. Também com a escritora Deborah Happ, primeira vez em Paraty no festival, e ao poeta e performer Caco Pontes, na sua 16a Flip, pois nunca perdeu nenhuma edição.

Na poesia salvando o dia, separei um trecho da composição Melô do Pen Drive do Caco Pontes, que está no álbum Baião de Spokens (2017).

Acompanhe!
assine o feed: https://goo.gl/c3XEeh
baixe o episódio: https://goo.gl/o3fHD9

Participe!
Grupo no Facebook: https://goo.gl/rhd1QM
Grupo no Goodreads: https://goo.gl/BgMqPD
Assine a newsletter: https://goo.gl/a9wSw2
Use #incendionaescrivaninha nas redes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *